A ATA – Aliança pelo Transporte Ativo, é uma ONG que foi fundada nos Estados Unidos, e publicou em seu site uma cartilha no formato PDF que exibe uma completa programação pedagógica para os professores ensinarem, na teoria e na prática, como as crianças podem pedalar de forma mais segura.
Essa apostila e seu conteúdo pedagógico já tem sido usada em várias escolas de todos os Estados Unidos. Além da sua versão original em inglês, a apostila também tem sua versão em espanhol, a segunda língua naquele país.
A OPECI está trabalhando para em breve disponibilizar uma versão dessa apostila em Português, para que os professores brasileiros possam aplicar esse programa pedagógico para as crianças no Brasil.
Quais as vantagens em ensinar as crianças a pedalarem com segurança nas escolas?
Prevenir é melhor do que remediar. Segundo a Safe Kids Worldwide, uma organização internacional de prevenção de lesões e acidentes, as bicicletas estão associadas a mais lesões na infância do que qualquer outro veículo, exceto o automóvel.
Mais mais de 70% de todas as crianças de até 5 anos de idade já sofreram algum tipo de queda ou acidente de bicicleta, e essa mesma faixa etária tem a maior taxa de acidentes de bicicleta que qualquer outra faixa etária.
Ensinar crianças a pedalarem com mais segurança traz resultados práticos e numéricos que beneficiam toda a sociedade.
Os resultados do programa pedagógico CPS – Crianças Pedalando com Segurança:
Um estudo relatou que após um ano de implantação do programa, foi observada uma diminuição de 88% no número de acidentes de bicicleta entre crianças de 5 a 14 anos (estudo realizado pela consultoria americana Rivara & Metrik, 1998).
E outro estudo encontrou uma redução de 68% nos ferimentos graves relacionados à bicicleta entre crianças que passaram por um programa educacional de segurança para pedalar no trânsito. Isto nos diz que a maioria dos acidentes pode ser evitada através da educação.
O programa CPS (iniciais de Crianças Pedalando com Segurança) também é uma ótima maneira dos jovens se manterem ativos e saudáveis. Muitas escolas estão cortando educação física e limitando programas extra curriculares depois da escola, enquanto um número crescente de crianças de Chicago enfrenta problemas com risco de saúde, diabetes, obesidade e ganho de peso.
A pesquisa apontou que as crianças que andam de bicicleta e caminham para a escola são mais atentas, apresentam melhores resultados gerais de saúde e são menos propensas a assistir TV e fumar na adolescência.
A ONG ATA demonstrou sucesso com o treinamento em educação e segurança em bicicletas. A segurança no trânsito para crianças é ensinada através de aulas práticas. Os alunos devem ter a oportunidade para realmente praticar técnicas de pilotagem seguras em uma bicicleta, normalmente no pátio ou quadra ou espaço público próximo ao colégio.
Algumas escolas não conseguem se comprometer com a programação do projeto pedagógico devido aos desafios logísticos, ou a falta de espaço, ou a falta de bicicletas para as aulas práticas. Essas limitações serão abordadas e tratadas pelo programa CPS, oferecendo sugestões para solucionar alguns desses problemas.
Ao apresentarmos às crianças desde cedo as noções de segurança no ciclismo, podemos ensinar habilidades que servirão posteriormente por toda a vida. Não apenas devemos ensinar as crianças a andar de maneira mais segura, mas também devemos familiarizá-las com as regras básicas do trânsito de automóveis e compreender o comportamento dos motoristas e pedestres.
Na imagem abaixo vemos o programa CPS sendo praticado num colégio dos Estados Unidos. Observe as bicicletas usadas, todas as bikes tamanho aro 20 (o número 20 é uma referência aos 20 cms do raio das rodas). Outros detalhes da imagem abaixo:
- caminhão foi usado para transporte das bicicletas até o pátio do colégio;
- os capacetes estão dentro das caixas de papelão;
- adultos participam como voluntários nessa aula prática.
Bem-vindo ao programa CPS – Crianças Pedalando com Segurança
Esse programa foi desenvolvido pela ONG ATA, com sede nos Estados Unidos, e já é usado em várias escolas do Mundo. O objetivo do programa CPS é ensinar alunos da segunda à quarta série a pedalarem com segurança. O CPS também promove o ciclismo como forma de aumentar a independência e atividade física para uma população jovem cada vez mais acima do peso.
Os alunos aprendem as regras e regulamentos básicos de trânsito, o perigos potenciais experimentados nos deslocamentos urbanos de bicicleta e quais são as habilidades de manuseio necessárias para circular de forma eficaz e segura. O programa CPS também oferece treinamento em sala de aulas para ensinar conceitos e leis de segurança.
Quais habilidades serão ensinadas para as crianças?
Durante o programa CPS, os alunos aprendem:
• Uso adequado do capacete
• Inspeção de segurança das bicicletas
• Riscos comuns quando pedalamos na rua
• Posição inicial
• Sinalização para alertar outros pedestres e motoristas
• Frenagem / parada segura
• Como se comportar em cruzamentos de vias
• Dinâmica durante pedalada em grupo
Objetivos do programa:
• Aumentar a segurança dos jovens ciclistas;
• Aumentar o número e a frequência de crianças andando de bicicleta;
• Melhorar a qualidade de vida das crianças;
Estratégia do programa CPS
O currículo oferece três dias de programação que vão estimular os alunos por meio de demonstrações interessantes e exercícios práticos, como ajuste de capacete de bicicleta e verificações de manutenção.
Para a realização do projeto, serão necessárias no mínimo 5 bicicletas do tamanho aro 20, além de 5 capacetes. Os educadores podem escolher implementar uma ou todas as lições, mas elas devem ser ensinadas na ordem estabelecida no currículo.
Os planos de aula são divididos em três seções. Cada seção inclui uma discussão e demonstração seguida de um passeio de bicicleta. As atividades são:
Lição 1: pedalando no Playground (ou no estacionamento ou quadra da escola)
Lição 2: em torno do quarteirão
Lição 3: pedalando na rua
Uma visão geral de cada lição e suas atividades é fornecida começando na página 20. Cada plano de aula fornece:
- visão geral da lição;
- as metas de saúde e educação física alcançadas pela lição;
- descrição das atividades;
- descrições de como para administrar as atividades;
- materiais necessários;
- cópias de apostilas para cada atividade;
- maneiras de encontrar recursos adicionais;
- amostras de cartas aos pais solicitando autorização para as crianças poderem participar do projeto.
Início e implementação
O programa CPS funciona como uma corrente bem lubrificada, e uma vez que seu equipamento está pronto e a administração da escola está a bordo, só falta o envolvimento da comunidade.
Ao considerar toda a logística necessária para executar o programa, você pode decidir entrar em contato com outros grupos da comunidade para fornecer apoio material e voluntários.
Uma ideia muito usada pelas diretorias das escolas nos Estados Unidos é usar as redes sociais como Facebook e Instagram para contatar grupos de ciclistas. É comum encontrarmos nesses grupos vários ciclistas que acabaram de comprar um novo capacete, e o capacete antigo ainda está em boas condições de uso.
Dessa forma, é possível solicitar aos grupos de ciclistas que eles doem capacetes usados, que poderão ser higienizados e utilizados pelas crianças durante o programa CPS.
Download da apostila do programa
Em breve vamos disponibilizar essa apostila traduzida aqui para download. Visite-nos novamente em breve.