A data 24 de junho é conhecida no Brasil por ser o dia de São João, na época das festas juninas. Mas no mundo todo, essa data tem um significado especial, é o Dia Mundial da Prevenção a Quedas.
Dia Mundial de Prevenção de Quedas funciona como alerta para todas idades
O Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24 de junho) foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluído no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), e esse dia serve para alertar pessoas de todas idades, mas principalmente os idosos, sobre os riscos de queda.
Devido às condições precárias das calçadas em muitos municípios brasileiros, grande parte dos acidentes e quedas ocorrem durante o deslocamento a pé.
Segundo o Dr. Maurício de Miranda Ventura, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE-SP), aproximadamente 30% dos idosos sofre pelo menos uma queda por ano. “O percentual sobe para 50% em pacientes acima dos 80 anos”, explica.
O especialista reforça a importância da prevenção com um número ainda mais alarmante. “Há um risco 60% maior de reincidência de quedas”. De acordo com o médico, metade dos idosos que já caíram perdem funcionalidade e deixam de realizar tarefas habituais por medo de novas quedas.
Baixe a cartilha do Manual de prevenção de quedas – formato PDF
Fonte: http://www.iamspe.sp.gov.br