Todos os anos, no dia 22 de setembro, pedestres e ciclistas se unem para ocupar as ruas de várias cidades em todo mundo. No dia 22 de setembro é comemorado o DIA MUNDIAL SEM CARRO.
O objetivo dessa data é estimular os usuário de veículos particulares a buscarem meios de transporte mais eficientes, pelo menos nesse dia especial.
Para isso, são organizadas caminhadas, pedaladas e deslocamentos em grupo, bem como campanhas de conscientização no trânsito.
Não temos nada contra o uso de veículos, desde que os automóveis particulares possam ser usados com sua melhor eficiência. O automóvel foi uma das maiores invenções do início do século 20, pois ele permitiu que os seres humanos pudesse se deslocar com várias vantagens.
Ao utilizar um automóvel, uma pessoa:
- Pode ir bem mais longe;
- Pode ir bem mais rápido;
- Pode carregar pesos e cargas muito maiores;
- Pode se deslocar mesmo que possua alguma deficiência ou limitação de locomoção;
Vendo as 4 vantagens acima, podemos analisar e chegar a conclusão que nem todos os usuários de veículos particulares usam seus veículos na sua máxima eficiência possível. Vejamos porque:
1 – Apesar de poder ir bem mais longe, a imensa maioria dos deslocamentos de automóveis particulares nas grandes cidades são menores do que 10 kms
2 – Apesar de poder atingir velocidades maiores que uma bicicleta ou ônibus, a velocidade média dos veículos quando estão nos grandes centros urbanos é inferior a 20 km/h
3 – Apesar de poder carregar mais peso e cargas do que uma viagem a cavalo ou de bicicleta, nós observamos que mais de 75% dos deslocamentos dos automóveis nas grandes cidades levam apenas o peso do próprio motorista. No máximo leva uma pasta, bolsa ou blusa a mais.
4 – A grande maioria dos brasileiros que possuem algum grau de deficiência ou limitação de locomoção, não possui carros da categoria PCD (Pessoas com deficiência). Esse tipo de transporte é na maioria das vezes realizado pelo transporte público.
Como podemos perceber ao analisar as 4 vantagens acima, a maioria dos veículos particulares no Brasil são sub-utilizados.
Dessa forma, ao participar de algum evento caminhando ou pedalando durante o dia mundial sem carro (22 de setembro) o usuário do veículo particular poderá descobrir formas alternativas e mais eficientes de deslocamento.